Resíduos Industriais

residuos-industriais

Os resíduos industriais nada mais são do que lixos provenientes de atividades industriais. Os resíduos descartados por brasileiros, incluso os industriais, equivalem a 76 milhões de toneladas de lixo anualmente. Pesquisas apontam que 30% desse total poderiam ser reaproveitados, entretando, somente 3% são encaminhados à reciclagem e bilhões de reais são perdidos.

Nesse cenário, a reciclagem, venda e compra de resíduos industriais acaba sendo uma grande solução para muitas empresas e até mesmo pessoas físicas, já que é um mercado em alta ascensão e de grande rendimento atualmente.

De acordo com dados publicados em websites de órgãos, a indústria brasileira reduziu consideravelmente a poluição do ar, porém o descarte indevido e ilegal de resíduos industriais em locais clandestinos tem provocado uma considerável poluição do solo e contaminando as águas de superfícies, bem como as subterrâneas, os lençóis freáticos.

Maip Ambiental como Coletora de Resíduos Industriais

Como nossa principal visão, aqui na Maip Ambiental temos como objetivo tornar-mos líder nacional em serviços ambientais no que tange a valorização de resíduos ao desenvolver soluções e aplicações inovadoras com ferramentas estratégicas para o crescimento da sustentabilidade.

Tendo todos esses fatores em vista e assumindo um papel de responsabilidade com o meio ambiente, a Maip Ambiental se compromente em oferecer soluções inovadoras, que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Entre essas soluções, levamos a você a coleta e tratamento de resíduos industriais.

Tomamos como nossos valores os seguintes tópicos:

  • Compromisso com a sociedade;
  • Respeito ao meio ambiente;
  • Competitividade;
  • Comportamento ético;
  • Responsabilidade ambiental.

O Descarte Correto de Resíduos Industriais

No cenário ambiental, é comum acontecimentos graves como danos no meio ambiente, mortes entre outros agraves mais devido ao mal-gerenciamento desses resíduos. Por isso, é de grande importância que se fique atento aos procedimentos necessários para a limpeza e o correto manuseio, bem como o transporte e destinação dos resíduos.

Para que os resíduos industriais sejam descartados corretamente, é preciso fazer um plano de gestão de resíduos, baseado na classificação desses materiais. A partir disso, são definidas etapas de manipulação, armazenagem, coleta, transporte e destinação de acordo com cada tipo de resíduo gerado.

Acontece muitas vezes de os resíduos precisarem de um pré-tratamento antes de serem encaminhados. As latas de alumínio, por exemplo, são prensadas para que não gerem tanto volume. Já as águas ácidas precisam passar por ajustes de pH para reduzir a periculosidade do transporte e o risco de danos ao longo da cadeia logística.

Além da classificação dos resíduos industriais, é preciso que a destinação considere:

  • A quantidade;
  • Os métodos e técnicas ambientalmente viáveis para o tratamento;

Compartilhar: