Destinação de Resíduos Industriais

destinacao-de-residuos-industriais

Quando tratamos de assuntos importantes como a questão ambiental, automaticamente estamos tratando de muitos outros assuntos agregados, como por exemplo sustentabilidade, reciclagem de diversos materiais, coleta de materiais, redução de poluição (seja de ar, solo, água, etc), conscientização quanto ao uso de recursos naturais, destinação de resíduos industriais , dentre diversos outros temas inseridos em tal questão.

Destinação de Resíduos Industriais: Uma Opção de Preservação e Redução

Neste cenário de produção continuamente exuberantes de resíduos feita diariamente, atividades como a destinação de resíduos industriais encaixam-se num aspecto de responsabilidade ambiental que os cidadãos devem assumir, dessa forma estarão cumprindo seu dever quanto à preservação do meio ambiente e dos recursos que ele nos oferece.

Tendo em vista estes fatores, algumas normas de regulamentação foram criadas. A principal delas é a lei 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira:

“A destinação de resíduos industriais que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.”

Vantagens e Benefícios Trazidos Por uma Destinação de Resíduos Industriais Adequada

É fato que, seja qual for a atividade favorável realizada, o compromisso com a preservação do ambiente está sendo cumprido. Por esse motivo, são diversas as vantagens trazidas pela destinação de resíduos industriais e nessas vantagens se faz a grande importância desse processo. Abaixo, alguns desses benefícios:

  • Redução da poluição ambiental;
  • Diminuição dos gastos com a limpeza urbana;
  • Minimização dos riscos de endemias;
  • Melhoria da qualidade de vida.

Tipos de Destinação de Resíduos Industriais Existentes

São diversos os tipos de locais de destinação de resíduos industriais, sendo eles adequados ou não. Entre eles, encontram-se

  • Aterro sanitário: é a disposição final correta a se fazer, envolve projeto de engenharia, tem tratamento do chorume e gás metano.
  • Aterro controlado: é o meio termo entre o aterro sanitário e o lixão.
  • Lixão à céu aberto: disposição dos resíduos à céu aberto, sem nenhum projeto de engenharia, sem proteção de solo e do ar.
  • Incineração: É o processo de redução de peso e volume do lixo pela combustão controlada. A incineração é utilizada, atualmente, no Brasil, apenas para o tratamento de resíduos hospitalares e industriais. É bastante difundida em países desenvolvidos e com pouca extensão territorial e, normalmente, associada à produção de energia.

Compartilhar: