Como valorizar resíduos industriais

Como valorizar resíduos industriais

Segundo a CNI, 6 em cada 10 empresas têm um setor dedicado à sustentabilidade, fazendo com que esse assunto esteja cada vez mais presente na estrutura organizacional da indústria brasileira. 

É importante mencionar que, não foi somente dentro das empresas que a sustentabilidade ganhou um lugar especial. Também houve aumento de preocupação por parte dos empresários com o impacto de toda cadeia produtiva. 

45% dos empresários disseram que exigem certificados ambientais de seus fornecedores e parceiros na hora de fechar um contrato. 

E além disso, mais da metade das empresas entrevistadas pelo CNI este ano, disseram que também precisaram comprovar ações ambientalmente sustentáveis na hora de serem contratadas, notícia que causa grande impacto positivo em meio a um cenário conturbado ao se tratar de impactos ao meio ambiente. 

Mas como os resíduos industriais entram nesta história? Na verdade, ele é o próprio “problema” se não descartado corretamente. 

Resíduos industriais

Resíduos industriais são todo e qualquer material proveniente de processos de fabricação de produtos da indústria de vários setores: petroquímico, mineração, metalúrgico, alimentício e outros. Existe uma imensa variedade de substâncias envolvidas na produção de produtos, mas que se, em contato com o meio ambiente, são extremamente prejudiciais à natureza. 

Entre os mais comuns, podemos citar:

  • Iodo;
  • Óleo;
  • Resíduos ácidos;
  • Petróleo;
  • Madeira;
  • Vidro;
  • Plástico;
  • Metais pesados.

Esses resíduos necessitam de um tratamento exclusivo antes de serem descartados, porém muitas empresas continuam a não realizar essa gestão eficiente, contribuindo para a contaminação do meio ambiente. 

Valorizar resíduos

PNRS (12.305/2010), PNSB (11.445/2007) e PNMA (6.938/1981)  são diretrizes que definem que sua empresa precisa realizar a gestão dos resíduos produzidos por ela, sendo que nessas leis, estão previstas ações compartilhadas entre poder público, empresas e sociedade para reduzir o impacto dos rejeitos no meio ambiente.

E ainda é preciso levar em conta que, os resíduos descartados geram um custo ambiental ao sistema público de saúde de mais de 1 bilhão de dólares por ano, segundo a Abrelpe. 

Por isso a valorização de resíduos é tão importante nesta pauta. Ela vem como uma solução inteligente para ajudar o planeta e ainda trazer otimização nos processos das empresas que desejam se enquadrar na ESG através de uma economia circular. 

A valorização, é uma forma de encontrar a destinação final correta para resíduos que seriam descartados, sendo que essa ação “respinga” em muitas outras organizações e no meio ambiente.

Valorizar é contribuir com a preservação da natureza, evitar multas se enquadrando nas leis, oferecer matéria prima reciclada para novas empresas também estarem em conformidade com as normas estabelecidas e ainda gerar renda através do lucro extra com esses materiais. 

Valorize seus resíduos com a MAIP Ambiental

Se você está buscando soluções inteligentes de valorização de resíduos industriais para gerar renda extra para o seu negócio fazer parte da economia circular. Nós podemos te ajudar! Oferecemos: 

  • Gestão e valorização do resíduo
  • Proteção da sua marca
  • Renda extra para o seu negócio
  • Crescimento sustentável
  • Matéria prima reciclada

Entre em contato através do WhatsApp 11 94474-2209 e conheça nosso Plano de Economia Circular para empresas.

Compartilhar: